A NOVIDADE DAS JANELAS EM MADEIRA

A novidade das janelas de madeira. Terão só pros? E que tipo de Manutenção?

Quando olhamos para a fachada de uma casa, reparamos imediatamente nas suas janelas. Se tem poucas ou muitas, se são pequenas ou grandes e de que material são feitas. Cada um de nós, consoante o sentido estético e personalidade, se identifica com um estilo.

A escolha do tipo de janela tem necessariamente que ser feita quando planeamos a construção ou remodelação de uma casa e de acordo com o estilo da mesma: se é moderna, rústica, clássica ou se, pelo contrário, tem uma fachada minimalista. Outra coisa a considerar é a localização. Trata-se de uma casa de campo? De praia? De cidade? Embora não haja uma regra de ouro em relação à escolha de janelas para estas casas, é natural que, em cada paisagem, sobressaiam mais umas do que outras.

Hoje, focamo-nos em janelas de madeira. A madeira, enquanto material, é uma escolha clássica, bonita, ecológica e que empresta aos edifícios uma enorme sensação de aconchego.

 Porquê escolher janelas de madeira?

  1. Esteticamente apelativas: este é, sem dúvida, um dos pontos fortes das janelas de madeira. Trata-se, afinal de contas, de um material elegante e “quente”. Os materiais directamente retirados da natureza, como a madeira ou a pedra, têm uma beleza única e irreproduzível. Não é, aliás, por acaso, que tantos materiais têm acabamentos a imitar a madeira. Porém, nada bate a madeira a sério. Ao mesmo tempo, as janelas de madeira podem ser transformadas se forem, por exemplo, pintadas com uma nova cor.
  2. Material isolante:a madeira é má condutora de calor, o que a torna um excelente material isolante. Comparativamente ao aço e ao alumínio, isola 400 e 1800 vezes mais, respectivamente. Para além do conforto que esta característica proporciona, a capacidade isolante, leva a que se poupe dinheiro já que a casa manter-se-á quente no Inverno e fresca no Verão. Em termos de isolamento acústico, a madeira é também eficaz.
  3. Resistente:uma madeira de qualidade oferece grande resistência. Quando bem cuidada, pode até durar uma vida. Ao contrário de outros materiais, como o aço ou alumínio, a madeira não ganha ferrugem, mesmo em locais com altos níveis de humidade. Deve, porém, ser selada para não sucumbir à humidade e às pragas.
  4. Versatilidade:a madeira é um material que combina com vários estilos. Tanto a podemos encontrar numa casa rústica, com um acabamento mais tosco, como numa casa moderna com superfícies polidas e refinadas.
  5. Coeficiente de expansão:a madeira tem um coeficiente de expansão muito baixo em relação a outros materiais usados na produção de janelas.

Que desvantagens têm as janelas de madeira?

  1. Preço:a madeira é um material caro, embora existam diferentes tipos a preços distintos. Apesar de o investimento inicial poder ser maior, é compensatório a longo-prazo dada a durabilidade do material quando bem mantido e as capacidades isolantes que evitam a perda de calor ou frio, o que leva a uma subsequente poupança de energia.
  2. Tem que ser tratada:é essencial que a madeira seja tratada com um verniz e outros produtos que evitem danos provocados por humidade, insectos, entre outras coisas. O fabricante das janelas pode aconselhá-lo nesse sentido e até agendar consigo manutenções periódicas. Se a casa se situar perto do mar, a manutenção torna-se ainda mais importante.

 

 

Pesadas as vantagens e as desvantagens, diríamos que escolher janelas de madeira é escolher beleza, valor e durabilidade.

 

Manutenção de janelas de madeira 

  1. Limpeza:limpe as superfícies de madeira com uma esponja macia humedecida em água morna e um detergente neutro. Depois de passar a esponja, seque-as com um pano seco e limpo. Quando as janelas de madeira forem instaladas, pode perguntar ao fabricante se tem alguma instrução de limpeza específica tendo em conta o tipo de madeira.
  2. Acabamento para evitar danos por humidade:como acima mencionámos, a madeira tem que ser tratada para prevenir a penetração de água. O acabamento da madeira deve selá-la devidamente e não apenas fazer sobressair a cor. A cada seis meses, verifique o acabamento e retoque-o sempre que necessário. O número de camadas e a frequência dos retoques dependerão das condições atmosféricas, da espessura dos revestimentos existentes, da exposição aos elementos (mar, por exemplo), entre outras coisas. Mais uma vez, pode pedir ao seu fabricante uma sugestão em relação ao produto para selar a madeira.
  3. Tratamento contra insectos e não só: os insectos e os bolores podem comprometer a beleza e a integridade da madeira. Por este motivo, ela deve ser tratada preventivamente com fungicidas. Em lojas como a AKI, Leroy Merlin eMaxmathá à venda produtos adequados para o efeito.
  4. Tintas:em conhecidas lojas, como a CIN ou a Robbialac, encontra tintas para madeira, tal como produtos para o tratamento da mesma.

 

Em alguns casos, os danos podem ser profundos e justificar a substituição das estruturas

Se optar por janelas de madeira, informe-se sobre as condições de produção e exija a certificação FSC (Forest Stewardship Council). Segundo o próprio site da FSC Portugal, a certificação foi criada para “garantir que as organizações e/ou empresas não incluem categorias de madeira consideradas inaceitáveis em produtos FSC.”

Para mais informações, não hesite em contactar-nos.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*