Quer construir a sua casa e não sabe por onde começar? Nós ajudamos!

Construir uma casa de raiz é o sonho de muitas pessoas. Mas é preciso ter em conta que construir uma casa de raiz implica o cumprimento de muitos passos e pode, em alguns casos, ser sinónimo de muitas dores de cabeça. Calma, não queremos que desanime, estamos aqui para o(a) ajudar!

Existem 5 grandes etapas a seguir e vamos sintetizá-las para que possa organizar os passos a tomar.

1. Escolher o Terreno:

Esta deve ser a primeira etapa do seu processo de construção. Onde vai ser construída a sua nova casa? Se já tem um terreno, é aproveitar essa vantagem e perceber junto de um arquiteto qual a viabilidade para construir.

Se pelo contrário, tem de comprar um terreno, perceba primeiro antes de avançar para a compra, se o terreno em questão tem licença de construção e que parâmetros urbanísticos tem de cumprir.

2. Pedido de Informação Prévia:

Elaborar um pedido de informação prévia e conseguir o seu diferimento não significa que pode construir. Um pedido de informação prévia (artº 14º do decreto-lei nº 555/99, de 16/12)  junto da câmara municipal apenas permite perceber a viabilidade de construção e desta forma vincular os pressupostos como restrições, número de pisos, etc para posteriormente avançar com a submissão de licenciamento.

3. Licenciamentos:

Aqui entram os projetos de arquitetura e os projetos de especialidades (gás, águas, esgotos, eletricidade, entre outros). É preciso escolher um gabinete de arquitetura que vai desenvolver o seu projeto, assim como o projeto das especialidades que devem estar coordenados e integrados com a arquitetura.

Quer o projeto de arquitetura, quer o levantamento topográfico, devem ser aprovados pela câmara municipal local. 

4. Escolha do Empreiteiro:

Começamos a entrar na nossa praia!

Depois de ter o seu projeto da arquitetura e especialidades definido e aprovado pela câmara municipal local, chega a hora de começar a construir a sua casa de sonho. Para isso, é aconselhável que procure um empreiteiro com referências e provas dadas no mercado. Pode consultar alguns dos nosso trabalhos aqui.

Deve ter em consideração a importância de contratar mão-de-obra qualificada para as diferentes áreas das especialidade.

O ideal será contratar um empreiteiro que faça toda a gestão da obra e um gabinete de arquitetura que faça toda a acessória técnica do projeto. 

5. Construção da sua casa:

Definido o gabinete de arquitetura e o empreiteiro, e assinado o contrato de empreitada, é hora de arregaçar as mangas e começar a construir o que será a sua casa de sonho. 

Este é um processo demorado (e sempre mais demorado para quem está ansioso(a) para ver o resultado final), mas podemos garantir-lhe que, com os parceiros certos ao seu lado, esta viagem será menos morosa e atrevemo-nos até a dizer, memorável.

Contacte os nossos profissionais

e solicite um orçamento sem compromisso!


    * Campos de preenchimento obrigatório